Como utilizar a internet para potencializar seus shows

 música via web

Certo. Você já gravou suas primeiras músicas, fez contas oficiais em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, SoundCloud, Instagram), colocou vídeos no YouTube e conseguiu angariar as suas primeiras centenas de fãs.

Agora, no entanto, é chegada a hora que definirá os rumos da sua carreira como músico: o momento de fazer shows ao vivo.

Por que shows são tão importantes?

Um show pode ser o momento que vai determinar se muitos dos fãs que você conseguiu ao longo do caminho vão ou não continuar acompanhando o seu trabalho. Se você não conseguir cativá-los em uma apresentação ao vivo, será muito difícil mantê-los interessados no que você produzir futuramente.

O desafio maior, no entanto, é atrair as pessoas até o show. Para que isso aconteça você tem que se valer de todos os recursos disponíveis: dos mais tradicionais, como cartazes, até os mais tecnológicos, como divulgação massiva em redes sociais.

Em tempos de Stream e YouTube, os concertos ao vivo são a principal fonte de renda dos artistas que trabalham com música, e por isso é muito importante que você tome decisões acertadas na hora de promover as suas apresentações.

Como potencializo o meu show?

Na hora de potencializar um show, tudo é válido. Mas com uma ferramenta poderosa como a internet, as chances de você alcançar um número significativo de pessoas em poucas semanas é muito maior no que nas divulgações com cartazes. A seguir damos algumas dicas para que você consiga encher a sua apresentação de gente e impulsionar a sua carreira:

  1. Use as redes sociais. Crie um evento no Facebook e convide todos os seus conhecidos. Comece a divulgação com pelo menos um mês de antecedência e lembre os seus seguidores através de tweets e postagens pelo menos algumas vezes na semana de que o dia do show está chegando. Intensifique os lembretes quando estiver próximo da data do show.
  2. Entre em contato com jornais online e portais de notícias para que eles incluam a apresentação em suas agendas de eventos. Este serviço costuma ser gratuito e muitas pessoas descobrem apresentações procurando neste tipo de site.
  3. Ofereça algum tipo de benefício ou brinde para aqueles que forem assistir a apresentação. Não precisa gastar dinheiro – o download de alguma música exclusiva, cover, ou remixagem podem funcionar. Fãs gostam de ter acesso a materiais raros.
  4. Divulgue o show no seu perfil pessoal e peça que todos os membros da banda façam o mesmo.
  5. Sorteie alguns ingressos através das redes sociais. Faça com que as pessoas deem RTs e likes para poderem participar, assim você alcançará muito mais gente.
  6. Faça vídeos de boa qualidade da apresentação para usar na divulgação de shows futuros. Isso é muito importante para que as pessoas sejam convencidas a ir até o show em uma próxima oportunidade.
  7. Uma das maiores ferramentas que você tem a seu favor na internet são os sites de financiamento coletivo (crowdfunding). Sites deste tipo permitem que você arrecade dinheiro antes da apresentação. Neste tipo de projeto os seus fãs compram ingressos antecipados que lhes dão direito a alguma exclusividade, como um lugar melhor na pista, camisetas, CDs, meet and greet, ou download de material inédito. Quando você atingir o mínimo de dinheiro estipulado para viabilizar o show, os ingressos passam a ser vendidos para o resto do público (sem direito aos prêmios e exclusividades).

Mas não se esqueça: o seu maior aliado será sempre a divulgação boca a boca, então faça um show que agrade seu público para que eles voltem sempre com mais e mais pessoas.

One thought on “Como utilizar a internet para potencializar seus shows

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *