Divulgando suas gravações pelas redes sociais…

Todos nós sabemos que a internet revolucionou a indústria da música como poucas vezes aconteceu ao longo da história. A mudança não foi só no modo como a música pode ser compartilhada (torrents, serviços de stream, YouTube), mas principalmente no modo com que artistas novos ou independentes podem atuar no concorrido mercado da música.

Se antes era impossível para um artista independente fazer sucesso, hoje, vemos músicos que se lançaram em plataformas como o YouTube estourando, como é o caso da Lana Del Rey e do próprio Justin Bieber – quer gostemos ou não destes artistas, eles são a prova de que a indústria da música mudou completamente e funciona hoje principalmente a partir da divulgação em redes sociais.

Todos os caminhos levam às redes sociais

É claro que nem todo músico vai fazer – ou deseja fazer – tanto sucesso quanto os nomes citados acima, mas para aqueles que procuram um público fiel que lhes permita viver de seu trabalho com música, a divulgação na internet também é o caminho a perseguir.

Interaja com o seu público

Principalmente para os artistas solo ou bandas que estão iniciando sua jornada de divulgação do trabalho, o segredo do sucesso é a interação.

Seja no Twitter, no Facebook, no YouTube, no Instagram, ou em redes sociais especializadas, o importante é dar um retorno para aqueles que estão conhecendo seu trabalho. Agradeça os elogios, as críticas, responda as dúvidas – o importante é nunca deixar o fã em potencial escapar.

Outro passo importante é disponibilizar o máximo de material gratuitamente: coloque EPs para download, poste fotos de ensaios e shows, poste MUITOS vídeos no YouTube (ensaios, shows, covers) e utilize o Twitter, o Facebook e o Instagram para fazer estes links circularem.

Peça ajuda de amigos e conhecidos – essa não é a hora para timidez. Peça com gentileza para que curtam sua página, para que te sigam e para que deixem um like ou comentário sempre que gostarem de suas postagens.

Algumas dicas para extrair o máximo das redes sociais

No mais, sugerimos as seguintes dicas para alcançar mais pessoas em menos tempo e criar uma base sólida de fãs:

  • Faça um perfil oficial em todas as plataformas possíveis, inclusive nas redes sociais menos conhecidas. Mas privilegie as postagens nas grandes redes como o YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.
  • Poste preferencialmente em horários comerciais, entre o início da manhã e da noite. Não adianta lançar aquele single, ou aquela foto de divulgação de madrugada.
  • Preencha as seções de informação com atenção. Coloque todos os dados como email de contato, telefone e links para suas outras redes sociais. Garanta que as pessoas consigam entrar em contato se assim desejarem.
  • Tente postar o máximo possível todos os dias – e sem esquecer os finais de semana. O ideal é entre uma e duas fotos diárias no Instagram e entre cinco e seis posts no Facebook e Twitter. Se você faz parte de uma banda, divida o trabalho entre os integrantes.
  • Tente lançar menos material de uma única vez. Ao invés de lançar um álbum com 12 músicas e passar um ano inteiro sem lançar coisas novas, divulgue duas ou três músicas a cada poucos meses, ou quem sabe um clipe. O importante não é lançar muito material de uma vez, e sim, não cair no esquecimento.
  • Aproveite as habilidades de seus amigos e conhecidos para trocar divulgações. Por exemplo, se você tem um amigo fotógrafo, faça uma sessão de fotos com ele – assim você divulga o trabalho dele, e ele o seu. Conhece uma ilustradora? Peça para que ela faça a arte de seu EP ou do seu álbum. Coloque sempre os créditos e links para as páginas deles. É muito importante criar colaborações.

Com essas dicas simples você alcançará um grande número de pessoas e conseguirá divulgar seu trabalho em pouco tempo. Use a internet a seu favor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *