Obtendo renda da música online

A internet revolucionou não apenas a maneira de produzir e distribuir música, mas também de ganhar dinheiro nesse ramo. Se antes os artistas ganhavam dinheiro principalmente através da venda de álbuns, hoje, com serviços de stream e sites como o YouTube, a principal fonte de renda são mesmo as turnês e outros tipos de contrato de propaganda. Como bem diz o site Techmundo, a tecnologia transformou de modo irreversível a indústria musical.

Ideias para o músico que quer se profissionalizar

Para o músico que está começando, no entanto, é preciso encontrar alternativas que lhes permitam ganhar dinheiro e viver desta atividade profissionalmente.

Um erro que muitos artistas iniciantes cometem é pensar que vender canções é a única, ou pelo menos, a melhor maneira de fazer dinheiro com música na internet. A venda de faixas individuais e de álbuns é sim importante, mas não é a estratégia mais eficiente para começar a carreira.

Profissão músico digital

Monte uma vitrine atraente

Pense que as pessoas que não conhecem o seu trabalho dificilmente estarão dispostas a pagar para conhecer o seu material. Por esta razão, muitos artistas hoje lançam canções diretamente no YouTube e álbuns para download gratuito em suas páginas da internet. Mas então, como eles ganham dinheiro?

Bem, pense na disponibilização de músicas gratuitamente como a sua vitrine: são elas que vão chamar atenção do passante e fazê-lo entrar. A estratégia de muitos músicos atualmente é colocar um vídeo da música no YouTube junto à um link para download da música a preços razoáveis que costumam variar entre 1 e 4 reais.

Mais uma vez, o financiamento coletivo

Uma das principais maneiras do artista independente ganhar dinheiro hoje, no entanto, é através de projetos de arrecadação de fundos, como o Catarse. Como já explicamos em outro post, ele funciona assim: você cria uma proposta de projeto como realização de um show, ou gravação de novo álbum, gravação de novo vídeo, etc. As pessoas depositam dinheiro para aquele projeto e viabilizam a sua realização. Este método é ótimo porque assegura que você não vai trabalhar sem ter um retorno financeiro assegurado. Em 2016, por exemplo, a banda Teatro Mágico arrecadou quase R$ 300.000,00 em apenas 53 dias com o crowdfunding.

Então, vamos às dicas:

Dicas e sugestões

Existem muitas opções hoje para quem quer fazer da música a sua atividade econômica principal. Listamos aqui algumas ideias para quem está iniciando o difícil, mas gratificante caminho, de se tornar um músico profissional.

  1. ARRECADAÇÃO: Use plataformas de arrecadação de fundos para todos os seus projetos: gravação de faixas, álbuns, shows, etc. As pessoas estão dispostas a colaborar com valores razoáveis para garantir que o músico possa produzir.
  2. BENS MATERIAIS: Invista em produtos com uma arte bem feita, como camisetas e buttons. Os fãs gostam de adquirir peças bonitas de merchandise.
  3. SHOWS: Comece a pensar em fazer shows assim que tiver um número razoável de fãs. No futuro, esta pode se tornar sua principal fonte de renda.

A jornada do músico que deseja se profissionalizar é árdua, mas ela vale cada desafio. Imagine poder viver fazendo aquilo que realmente ama?

Persevere

Não tenha medo de disponibilizar materiais de graça, especialmente no começo. Os fãs precisam te conhecer para entender porque deveriam apoiar sua carreira.

Tenha paciência. Ganhar dinheiro fazendo música é um projeto de alguns anos, como a construção de qualquer carreira. Não desista. Persiga as dicas que demos, converse com bandas e artistas que estão começando a se dar bem no mercado, peça aconselhamento. Com paciência e disciplina, você terá a música como sua atividade econômica principal em poucos anos.

. No Comments on Obtendo renda da música online. Categories: Divulgação Musical.

About Ruth Lima

Uma apaixonada por música... uma viciada em tecnologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *