SoundCloud: uma plataforma para aumentar sua lista de fãs

O SoudCloud é uma rede muito interessante e poderosa para quem está buscando criar uma legião de fãs. A rede é voltada para divulgação de músicas e podcasts enfatizando o público que gosta de conhecer coisas novas e dando muito espaço para troca entre pessoas que estão envolvidas com a produção de música.

usar soundcloud como musico

Como construir uma base de fãs através do SoundCloud

Esse post foi pensado como uma compilação de dicas pontuais e bem específicas que servirão para te ajudar a tirar o máximo de proveito desta ótima plataforma. Seguindo estas sugestões simples você com certeza conseguirá aumentar expressivamente sua lista de fãs em poucos meses.

  • LINK SUAS REDES: Divulgue links das suas músicas no SoundCloud em outras redes. Coloque uma foto das sessões de gravação no Instagram ou Facebook e um link para a música na descrição da foto.
  • APROXIME-SE DOS FÃS: Grave mensagens para os fãs. Deixe um recado antes e depois dos shows, agradeça a presença deles e responda as perguntas que forem feitas no seu perfil. Como já dissemos antes, interação é o segredo para criar uma base de fãs.
  • INVISTA EM ARTE: Lembre-se que imagem importa, mesmo quando estamos divulgando músicas. Preocupe-se em colocar artes (ilustrações ou fotografias) originais e em boa resolução em cada uma de suas músicas e álbuns.
  • INCENTIVE COMPETIÇÕES: Promova competições de remixagem. O SoundCloud tem muitos inscritos que trabalham como DJs e produtores, ou que são apenas entusiastas. Este tipo de atividade aproxima os fãs da banda ou músico.
  • USE E ABUSE DOS GRUPOS: Entre no máximo de grupos possíveis – eles são a melhor maneira de divulgar o trabalho para comunidades específicas. Por exemplo, entre em um grupo chamado “covers dos Beatles” e publique covers da banda. Ou então entre em “novas bandas Indie” para divulgar o seu novo single. As opções são inúmeras e você pode criar seus próprios grupos quando desejar. Todos que procurarem no site por aqueles termos específicos chegarão no seu perfil.
  • NÃO SE ESQUEÇA DAS TAGS: Use muitas TAGS. Elas também facilitam na hora de novos fãs em potencial te encontrarem.
  • UMA MÃO LAVA A OUTRA: Siga outros artistas. Especialmente aqueles que fizerem um som parecido com o seu. Lembre-se que vocês não necessariamente estão competindo um contra o outro – muito pelo contrário, os fãs que gostam do trabalho de bandas similares tem muito mais chance de gostar do seu.
  • INTERAJA SEMPRE: Interaja com seus fãs e com outros artistas. Deixe comentários, e lembre-se de responder aqueles que forem direcionados a você.
  • MOVIMENTE A SUA PÁGINA: Coloque coisas novas no ar com alguma frequência. Não precisa compor uma música nova toda semana, mas faça um cover de seus artistas favoritos, mostre suas influências. Divulgue alguma música ou artista que você conheceu recentemente e que tenha gostado.
  • FÓRUNS SÃO BOAS OPÇÕES: Fóruns como o Reddit são lugares muito frequentados por quem quer conhecer músicas novas. Aproveita esse espaço para conhecer possíveis fãs e para apresentar seu trabalho.
  • CONSIDERE FAZER UMA ASSINATURA: Considere investir em uma conta Pro do SoundCloud. Os preços são acessíveis e a diferença na exposição é muito expressiva. Você pode conseguir muitos fãs com uma conta básica (free), mas se puder assinar um pacote mais completo, esta opção é mais recomendável.

Lembre-se que o SoundCloud tem mais de 175 milhões de inscritos que você pode alcançar com a sua música se seguir os caminhos corretos. Use a plataforma com frequência, coloque sempre novos conteúdos e veja sua lista de fãs crescer a cada dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *